Arrumando sua mochila de caminhada

As mochilas de caminhadas  ou “cargueiras” têm uma capacidade em volume que pode variar de 65 a um pouco mais de 100 litros. Abaixo da menor medida, são chamadas mochilas de ataque ou passeio. Esta definição pode variar um pouco, pois tenho um amigo que faz travessias de três dias com uma mochila de 55 litros. Se ele troca de roupa ou dorme em barraca é outra história.

O que levar, que já discuti um pouco nos textos anteriores, e como arrumar é o que fará a diferença para definir o tamanho ideal de sua mochila. Outro fator é sua estatura. Existem vários modelos e cada um com características que em particular podem se adequar melhor a sua anatomia, independente de quantos litros você quer para sua mochila. Sem contar os extremos, as escolhas são grandes. As marcas são muitas, o melhor é ter tempo, abusar da paciência do vendedor e experimentar todas. Uma dica é que nesta hora a mochila esteja cheia de papel compactado, para simular que está carregada.

Para Caminhadas de dois ou três dias normalmente, uma mochila de 75 a 85 litros é o suficiente. Na verdade, em caminhadas mais longas o que será acrescido são os alimentos e roupas íntimas.

No desenho ao lado, mostro como deve ser a arrumação da mochila, isto é, onde colocar cada item. Os equipamentos chamados leves, como o saco de dormir, devem ficar no fundo para proteger a região lombar e nas possíveis quedas não haver perigo de quebrar nada. Os mais pesados, como os equipamentos de cozinha, metais ou mesmo recipiente com água de reserva, devem ficar junto às costas, para ajudar a manter o centro de equilíbrio junto ao corpo. No caso de uma barraca, ela fica logo acima do saco de dormir.

Na parte posterior, menos pesado, coloque as roupas. Acima de tudo, coloque os alimentos, junto com aquilo que você pode precisar durante a caminhada, como lanche, capa de chuva etc. Na tampa coloque os primeiros socorros, lanterna, papel higiênico e objetos pessoais.

DICAS

 

  • Na parte externa leve somente o isolante térmico, pois o excesso de penduricalhos atrapalha em muito quando a trilha passa por mato mais fechado, bambu, etc. 

  • Tenha uma capa para mochila, é conveniente para proteger da chuva, sujeira e conseqüentemente ajuda a conservação. 

  • Coloque principalmente as roupas e o saco de dormir dentro de sacos plásticos, mesmo com a capa da mochila. É muito agradável ter estes itens bem secos depois de uma tempestade e na hora de dormir. 

  • Leve de reserva peças sobressalentes do modelo de sua mochila, como fivelas, engates e fitas. No caso de arrebentar algo, você poderá continuar sua caminhada numa boa. 

  • Quando levar uma barraca e estiver caminhando em dois ou mais, divida o conteúdo da mesma com os outros, varetas e espeques para um e tecido para outro.

    Autor: Carlos Vageler
  •