Simples atos podem ajudar a preservar o meio ambiente

O dia 05/06 foi oficialmente instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a primeira conferência sobre o tema. Desde a década de 70, muitas comemorações e iniciativas foram tomadas neste dia ou semana em prol da natureza. Saiba como preservar o meio ambiente a partir de simples e pequenos atos diários, principalmente quando estiver praticando esporte ou turismo de aventura.

Atualmente, muitos roteiros de aventura já foram traçados no país e são repetidos ano a ano por milhares de pessoas. É justamente essa repetição contínua de trekking nas mesmas trilhas, rafting nos mesmos rios, acampamentos nas mesmas regiões que tem sido a principal vilã do meio ambiente. Por isso, é muito importante que as pessoas não deixem ou pelo menos minimizem suas marcas na natureza.

Atitudes como não fazer uma fogueira, mas usar um fogareiro, ou armar uma barraca sobre pedras e não sobre vegetação para não degrada-la podem fazer toda a diferença se considerado o volume de pessoas que fazem as mesmas atividades nos mesmos locais durante décadas. Algumas dicas básicas podem ser muito úteis para quem gosta de acampar e caminhar por trilhas e se preocupa em preservar a natureza, são elas: acampar em superfícies duráveis e resistentes; sobre o lixo, trazer de volta tudo o que levar; com a natureza, deixar no local tudo o que encontrar; e minimizar o uso de fogueiras e seu impacto.

Em reservas naturais, parques e áreas preservadas em geral, já existem códigos de conduta que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental. Dentre as principais instruções estão o planejamento e a responsabilidade por parte do visitante. Delimitar o número de pessoas que irá participar da visita e certificar-se de que pode carregar todo seu lixo fazem parte de um planejamento consciente, assim como aprender técnicas básicas de segurança e dispor de equipamento necessário.

O lixo - Um tópico que vale a pena ser lembrado é a questão do lixo, que é produzido em larga escala e muitas vezes não recebe o tratamento necessário. Os resíduos sólidos como plástico, vidro, metal e papel levam muito tempo para serem degradados e por isso não devem ser deixados em meio a natureza. O ideal é leva-los de volta em sacos plásticos ou em potes, sempre limpando ao máximo o lixo e vedando a embalagem para que os resíduos não vazem dentro da bagagem.

Fonte: Roberta Spiandorim