Regulamento - 2011

 

1. Evento:

     1.1.  I I Enduro a Pé 2011

     1.2. Saída e chegada em locais pré determinados pela organização
     1.3. Organização: TRILHAS NA CAATINGA

    1.4. Diretor de prova: Edson José Santos Calado

2. Horários e Inscrições

     2.1. Inscrição via email: edsomcalado@hotmail.com ou no Quiosque PICUI MINHA TERRA & TRILHAS NA CAATINGA, que fica localizada ma rua: 24 de novembro, s/n, quiosque 06 Praça de Convivência centro:

     2.2. Ordem de largada: Conforme a chegada das fichas de inscrição com comprovante de pagamento para cada etapa

     2.3. Comparecimento dos participantes 30 minutos antes do inicio da prova
     2.4. Será cobrado um valor de R$ 100,00 por equipe, por etapa realizada. Não serão devolvidos os valores de equipes ou integrantes que não participarem das provas.
     2.5. A largada da primeira equipe será as 07h00min hs (sete horas), o da segunda equipe às 07:03:30 e assim sucessivamente, com  minutos de intervalo entre as equipes, ou em intervalos determinados pela organização.

     2.6. O brifing será as 06h00min Hs do dia 12/06/2011 em frente ao Quiosque PICUI MINHA TERRA & TRILHA NA CAATINGA, e a saída também será de um local determinado pela organização.

3. Participação

     3.1. Aberta a participação de 10
     3.2. As equipes devem possuir no mínimo 3 e no máximo 5 integrantes categoria iniciantes.
     3.3. Idade mínima é de 14 anos completos. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelos pais.
     3.4. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.
     3.5. A organização da prova poderá no início ou a qualquer momento não aceitar mais inscrições de equipes que promovam desordem nos locais de provas, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigram a competição ou qualquer equipe participante.    

4. Roteiro

     4.1. Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.
     4.2. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para paradas, descanso e lanches.
     4.3. Deslocamento: É definido um tempo para cobrir o trecho, onde as equipes não precisam manter a média horária.
     4.4. Provas Especiais: As equipes que passarem pelas provas especiais ganhará bonus se forem definido na própria planilha.
     4.5. Os trechos de medição serão os seguintes:
          a. Básicos
          b. Ramificações - roteiros secundários
          c. Especiais - contra o relógio.

5. Equipamentos de Segurança

     5.1. A organização do evento fornecerá os equipamentos que forem necessários.
     5.2. As equipes devem possuir os seguintes equipamentos obrigatórios: Uma lanterna, cantil, saco plástico para lixo, cronometro, lanche de trilha, kit de 1º socorros, bússola, canetas, prancheta pequena, calculadora simples.
     5.4. O vestuário poderá ser: Tênis confortável ou bota, blusa de moleton, capa de chuva, calça de moleton ou Bermuda, meias grossas, etc. Levar roupa e calçado para o retorno ao final da prova. As equipes devem utilizar uniformes próprios se não houver determinação da direção de prova para a utilização das camisetas fornecidas no início da etapa.

6. Prova

     6.1. Serão fornecidas as planilhas necessárias por equipe no início da prova, com indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolo referência. (se houver ramificação será fornecida planilha complementar do trecho indicado).
     6.2. A Planilha constará de 3 colunas:
a primeira com distância em metros,
a segunda para o símbolo referência do sentido a ser seguido,
a terceira com informações complementares.
     6.3. As equipes sairão em intervalos determinados pela organização conforme o item 2.5.
     6.4. Durante o trajeto os participantes devem usar jalecos ou camisetas dos organizadores, se for solicitado. A equipe será punida com 1000 pontos se um dos integrantes estiver sem a camiseta.
     6.5. Utilizar camisetas ou propaganda de outra competição sem o consentimento do organizador acarretará a desclassificação da equipe.
     6.6. Planilha do Percurso
     6.6.1. Tempo: Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.
     6.6.2. Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária em cada trecho. (distância em metros)
     6.6.3. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para parada. (descanso, lanches, etc.)
     6.6.4. Deslocamentos: É definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média.
     6.6.5. Referências: Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.
     6.6.6. Provas Especiais: As equipes que passarem pela provas especiais ao longo do percurso ganharão bonus, conforme definido em planilha
     6.6.7. Planilha de Ramificação: Só terá o percurso de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. No mínimo 1 integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo. A não passagem pelo PC de Ramificação indica a perda de 500 pontos.
     6.6.8. PC metragem - Ao encontrar o Posto de metragem, a equipe deve informar a distância do início do Trecho determinado na planilha até aquele ponto. (cada metro errado acarretará na perda de 1 ponto ) e se perder o PC de metragem perde 1000 pontos

7. Apuração

     7.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão, a hora oficial fornecida pelo diretor de prova.
     7.2. O PC ( posto de cronometragem ou de controle ) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências, onde anotarão os tempos reais de passagem das equipes, se a equipe estiver completa, etc.
     7.2.1. O Posto de controle virtual será um marco, uma placa, ou o posto de controle, dispostos no percurso, ou simplesmente a marcação na planilha. Deverá ser anotada a distância a partir do marco zero, previamente definida na planilha, até este ponto e entregue para a direção de prova quando solicitado.
     7.2.2. Cada metro anotado a mais a equipe perde 1 ponto, cada metro anotado errado pela equipe, para menos ou para mais.
     7.3. A não passagem em um PC determina a perda de 2000 pontos.
     7.4. A equipe perderá os seguintes pontos na passagem dos PCS:
     7.4.1. 1 ponto por segundo de atraso
     7.4.2. 2 pontos por segundo adiantado
     7.4.3. 500 pontos fixos por equipe se os participantes passarem separados por 30 segundos entre o primeiro e o último integrante.
     7.4.4. O PC do lixo recolherá todos os resíduos acumulados pelas equipes durante o trajeto, inclusive as folhas de planilhas. A não passagem da equipe por este ponto determina sua desclassificação. A falta de folhas da planilha também determinará a perda de 100 pontos fixos.
     7.4.5. O não cumprimento das instruções específicas na planilha acarretará a perda de 1000 pontos fixos.
     7.4.6. O atraso superior a 20 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.
     7.4.7. O adiantamento de 10 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.
     7.3. Será vencedora a equipe que perder menos pontos na soma total dos PCS.
     7.4. A autoridade do PC: ao avistar um PC a equipe participante deverá prosseguir normalmente respeitando a fila de passagem ou seja, não poderá ultrapassar outras equipes no campo de visão do PC.
     7.5. Os PCs funcionarão até 20 minutos após o tempo de passagem da última equipe.
     7.6. Descarte de PC - a direção de prova poderá a seu critério descartar um ou mais postos de controle durante a prova. Será avisado no antes de largada e obrigatoriamente o PC de descarte deverá ser um PC que a equipe passou.
     7.7. O descarte de posto de controle valerá, a critério da organização.

     7.8.  Para efeito de circuito a equipe só pontuara na etapa se houver a participação de 50% de competidores da etapa anterior.

OBS 01: Cada equipe largará com um bônus de 2.000 pontos

OBS 02: A equipe que tiver uma mulher ganhará um bônus de 500 pontos.

8. Recursos e Protestos

     8.1. Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até 10 minutos após a chegada ideal do último participante. O recurso deve ser escrito e não verbal, ter a assinatura dos integrantes da equipe e o pagamento de R$ 100,00 que será devolvido se for considerado pro-cedente.
     8.2. O protesto de uma equipe à outra será aceito mediante pagamento de R$ 35,00 e será devolvido se for julgado procedente.
     8.3. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova.
     8.4. Após divulgado o resultado oficial no final da prova não serão mais aceitos recursos.

9. Motivos Desclassificatórios

     9.1. Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes.
     9.2. Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição.
     9.3. Intimidação verbal ou física contra outras equipes ou aos postos de controle, resgates, pessoal de apoio ou ao diretor de prova.
     9.4. Palavras obscenas e atos ofensivos contra outras equipes ou contra a própria equipe.
     9.5. Danos causados a propriedades particulares.
     9.6. Danos causados a natureza.
     9.7. Não passar pelo PC de chegada.
     9.8. Empregar atitudes desleais a outros concorrentes.
     9.9. Utilizar na equipe algum acompanhante que não seja membro escrito e não tenha sido autorizado pelo diretor de prova.
     9.10. Usar trena de roda ou medidor de distância com odômetros.
     9.11. Utilizar mais de 1 integrante de equipes Graduadas na categoria iniciantes.
     9.12. Alterar ou mexer na máquina ou anotações dos PCS.

10. Penalidades

     Não passar pelo PC ou PV: 2000 pontos
     Tumultuar o Trabalho do Pc: 200 pontos
     Não respeitar a fila no Pc: 200 pontos
     Não passar pelo PC de ramificação: 500 pontos
     Não fechar porteiras: 180 pontos
     Chegar com menos de 3 integrantes na equipe: 100 pontos por integrante por Posto de Controle.
     Não trazer alimentos quando solicitado: 200 pontos
     Não largar no horário estabelecido: 500 pontos

     PC - Posto de controle, onde são anotados os tempos das equipes.
     PV - Posto de controle Virtual, onde são anotados as distâncias fornecidas pelas equipes

11. Vistoria e Identificação dos Competidores.

     11.1. Todas as orientações as equipes serão dadas no brifim ou no local da competição.
     11.2. Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade e fichas de inscrição.

12. Empates

     12.1. Nas Provas:
          Os Empates serão decididos considerando-se o concorrente que tiver maior número de "zeros" nos postos de cronometragem, caso persista o maior números de "um" e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor da prova.
    

 12.2. Se não houver descarte de prova:
          Os empates serão decididos considerando-se o vencedor o equipe que tiver maior número de vitórias em etapas válidas. Se persistir a igualdade, será considerado o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor.
     12.3. Se houver descarte obrigatório de uma etapa:
          O vencedor será decidido a favor da equipe que somar o maior número de pontos em "todas" as provas disputadas. Se persistir o empate será utilizado a seguir o critério do ítem 16.2.

Pontuação por etapas - Classificação geral

1º lugar: 40 pontos

2º lugar: 36 pontos

3º lugar: 32 pontos

4º lugar: 30 pontos

5º lugar: 28 pontos

6º lugar: 27 pontos

7º lugar: 26 pontos

8º lugar: 25 pontos

9º lugar: 23 pontos

10º lugar: 20 pontos

11º lugar: 19 pontos

12º lugar: 18 pontos

13º lugar: 17 pontos

14º lugar: 16 pontos

15º lugar: 15 pontos

16º lugar: 14 pontos

17º lugar: 13 pontos

18º lugar: 12 pontos

19º lugar: 11 pontos

20º lugar: 10 pontos

21º lugar: 9 pontos

22º lugar: 8 pontos

23º lugar: 7 pontos

24º lugar: 6 pontos

25º ao 30º lugares: 5 pontos

31º ao 35º lugares: 4 pontos

 

 

13. Categorias

13.1 A prova será disputada apenas na categoria Iniciantes

14. Premiação das equipes

     14.1. Serão distribuídos Troféus para as 3 equipes melhores colocadas + brindes.

     14.2. Colocada Troféus + inscrição da equipe para a próxima etapa e uma caixa de refrigerante.

              2ª Colocada Troféus + uma caixa de refrigerante

              3ª Colocada Troféus  

15. Casos Omissos

     15.1. Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de Prova.

16. Das Disposições gerais.

    16.1. Os eventuais problemas surgidos e não contemplados neste regulamento serão analisados pelo diretor de prova.

    16.2. Os organizadores do II de Enduro a Pé - são as únicas autoridades que permitem qualquer tipo de publicidade com respeito à prova. Os concorrentes, membros da organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento, autorizam o uso de sua imagem, cinética e eletrônica, para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários.