Sitio Poço do Martins

O Monumento:

O monumento do sítio arqueológico Poço do Martins, é de origem granítica e é um pequeno abrigo sobre rocha. Esta formação geológica é parte de um enorme afloramento rochoso que se caracteriza um boqueirão inserido no leito do rio da Pimenta. As paredes rochosas se elevam nas duas margens do riacho, com mais de quatro metros de altura, onde se afuniia no sentido longitudinal da descida das águas do referido rio, que são represadas artificialmente por uma barragem.

Existe ali um tanque que, segundo os moradores mais antigos da região, nunca secou totalmente. Bastante conhecido pelos moradores, ele serve de reservatório de água e fonte de peixes.

Na porção mais elevada do afloramento rochoso, foi erguida uma pequena capela em memória da morte (por afogamento) do senhor Martins, no referido tanque, há mais de sessenta anos.

Os Registros Rupestres.

No paredão rochoso que aflora na margem esquerda do rio, distante cinquenta metros do tanque e trinta metros da barragem, observa-se um pequeno abrigo sobre rocha, com um único painel rupestre, voltado para o Norte. O painel é composto por gravuras de pouca profundidade e apresenta uma técnica de picoteamento. É possível que o painel fosse bem mais extenso, porém a extração de pedra para construção da barragem ocasionou a perda de parte das gravuras.

 ocalização:

Situa-se no povoado de Conceição, numa propriedade particular pertencente ao senhor Severino Ferreira de " oliveira (Nino). Parte da região de Conceição é utilizada para o plantio de tomates.

 reservação.

Afora o fato da retirada das pedras para construção da barragem, o sítio arqueológico do Martins, não apresenta nenhum outro sinal de depredação.

A flora está em regular preservação e a paisagem é atrativa.

 

Considerações:

O sítio arqueológico Poço do Martins poderá ser explorado turisticamente, pois além do local apresentar uma bclc/a natural atrativa, os registros rupestres também são de igual valia. O local já foi bastante utilizado como balneário e poderá ser reativado com a implantação do turismo. Se faz necessário um investimento na estrada e nos pontos de apoio, além da infra estrutura necessária ao sítio arqueológico.