Sobrevivência na Caatinga

 

INTRODUÇÃO:

  

         "A flora das Caatingas, na seca, transforma-se num, emaranhado de galhos e ramos retorcidos, espinhos, cactus, toda a, aparentemente morta". o Sertão, do chão de pedras, do céu alto e limpo de nuvens, dos rios sem água, dos açudes vazios, dos animais a vagar famintos... dos sertanejos em retirada".

"Mas, com as primeiras chuvas a folhagem desabrocha e em um, dóis ou três dias, tudo reverdece, as sementes enterradas no chão germinam Então, "é o Sertão do "verde" quando chove... dos açudes ameaçando romper... do gado gordo e lustroso... do sertanejo despreocupado e feliz"-

Cuidaremos, em nosso Pequeno Maceteiro, da subrevivência "essas terras, nos tempos em que a água é quase mentira, e o in­ferno, quase verdade Êle não está completo.

Cada nova experiência sua, cada novo aprendizado, será um passo a mais na complementação de suas páginas.

Creio que sempre haverá um espaço em branco, porque sempre você terá mais experiências, mais uma informação a acres­centar

 

         Passou Antônio Conselheiro. Passaram Cangaceiros e Jagunços, mas ficou o chão em que pisaram. Monótona, permanece a verdade de paragens cruas e nuas. Não se criam novas formas nesse deserto. Quando vem a Seca, elas voltam as mesmas: sesclacias e terradoras; tristes e desafiantes. Parece, então, que o tempo não passou.

Como "sobreviver" o homem, em terras, onde árvores fran­zinas e ressequidas, mal, conseguem vegetar?

A fome, a sede, as rudezas podem ser vencidas. É necessário fazê-lo. O Sertanejo sabe.

Estamos convictos e conscientes que nossa capacitação para enfrentarmos os desafios da Caatinga  será uma verdade quando nela estagiarmos, experimentarmos as agruras de uma subrevivência di­fícil, exercitarmos nossa capacidade de improvisação de homens brasileiros.

O Agreste e o Sertão possuem características próprias, diferentes da Amazônia e das outras vegetações brasileiras, e, perdido nessas regiões terá suas características, tão cruentas, imprevi­síveis e difíceis, quão difíceis, imprevisíveis e cruentas são essas terras, na estiagem.

     São regiões que, por si só, levarão uma pessoa à morrer, mesmo que ela seja experiente.