Sitio Cacimba da Cabras

 

O Monumento

Trata-se de uma formação rochosa sedimentar que embarreira a margem esquerda do riacho das Pinturas. Esta formação aflora a mais de quatro metros de altura por mais de oito de extensão, com suave inclinação para o lado Norte. Esta formação rochosa está em contexto com outros afloramentos rochosos de maiores proporções e da mesma natureza mineralógica.

Os Registros Rupestres

Na porção Norte do afloramento que embarreira o riacho, observa-se um painel rupestre com grafísmos gravados e contornados em vermelho e outros em menor quantidade com contorno amarelo. Estas representações parietais são na maioria esquemáticas e simbólicas; existem ainda representações de antropomorfos se zoomorfos.

 Localização

O sítio Cachoeira das Pinturas, dista oito quilómetros sudoeste da sede do município de Picuí e está inserida na propriedade conhecida como Cacimba das Cabras, pertencente ao senhor Nildo Dantas.

Da sede da referida propriedade até o sítio arqueológico Cachoeira das Cabras, a distância é de aproximadamente dois quilómetros, em trilhas bem definidas e sem apresentar obstáculos significativos.

Preservação

Apresentam-se em excelente estado de conservação, o sítio arqueológico o seu contexto natural.

Considerações

 

O sítio arqueológico Cachoeira das Cabras, apresenta ótimas condições de exploração para o turismo. Sua composição gráfica parietal é atrativa, assim como sua beleza natural e a preservação do meio ambiente são valores neste sítio arqueológico

Com uma estrutura adequada de proteção ao sítio arqueológico e seu contexto, o turismo certamente será fator favorável para propriedade Cacimba das Cabras.