Sitio Minador

O monumento

É constituído de dois maíacões de origem granítica, apoiados em blocos da mesma formação mineralógica.

Um desses matacões sofreu maior desgaste pela intempérie, ocasionando uma falha natural em sua porção Norte, na qual está estampado um dos painéis rupestre.

Os registros rupestres

A arte parietal deste sítio é composta por dois painéis distintos: o painel l que está estampado em uma concavidade natural com pinturas rupestres de morfologia irreconhecível, medindo 2,3 metros quadrados e o painel 2 que encontra-se estampado no matacão de menor proporção, ocupando uma pequena área, com traços verticais em vermelho.

Localização

 

O sítio arqueológico do Minador, localiza-se a 10 quilómetros sudoeste da sede do município de Picuí, numa propriedade particular pertencente ao senhor José Onildo de Barros.

O acesso até o referido sítio não apresenta obstáculos significativos; o veículo automotor pode ficar estacionado a pouco menos de vinte metros deste.

Preservação

 

Não foi verificado nenhum tipo de ação antrópica que prejudique o estado de conservação deste sítio  tanto os painéis rupestres quanto o monumento e seu contexto natural estão bem preservados.

 onsiderações

Não é aconselhável o investimento turístico no sítio Minador,. Seus registros rupestres não são atrativos a distância ,.cntre ele e o centro urbano e significativa e não existe ponto de apoio ou local que possa ser instalado.