Resistindo ao Frio

A exposição a baixas temperaturas quando estamos acampando ou fazendo trilhas causa duas reações fisiológicas importantes: aumenta a produção de calor corporal e contrai os vasos sanguíneos da pele, fazendo com que esta se torne melhor isolante. Isto é bom, mas existem os chamados efeitos colaterais negativos: você se cansa mais rápido, sua capacidade aeróbica é reduzida, você se sente pesado e tem suas funções musculares diminuídas. Em outras palavras, você não atua tão bem quanto poderia.

Mas, apesar de tudo, isto não é motivo para ficar em casa. Aumente sua tolerância ao inverno e seus níveis de atuação aquecendo-se com estas dicas:

  • Esteja em forma: Comparado a pessoas muito magras, o metabolismo de pessoas que estão em forma gera calor mais rápido e facilmente. Os que estão em forma são capazes de trabalhar mais pesado e por muito mais tempo, e trabalho e atividade física gera calor. E mais, uma capacidade aeróbica maior significa um melhor metabolismo.

  • Vista-se pra valer: Mantenha-se quente mantendo-se seco. As roupas de invernos devem ser feitas de tecido sintético ou lã, que deixam a umidade bem longe da pele. Usar várias camadas de roupa permite que você adicione ou retire roupa, controlando, desta forma, seu suor. Também perde-se calor e umidade simplesmente respirando-se no frio. Cubra seu nariz e sua boca com algum tipo de material, como um cachecol, para evitar que se perca muito calor.

  • Comida é combustível: Ter bastante comida a bordo aumenta a produção de calor, então não economize com comida ou água. Durante viagens de inverno, você deve fazer refeições de altas calorias e beber água com bastante freqüência, mesmo que você não sinta sede. Evite álcool – ele te dá uma sensação de calor pois dilata os vasos sanguíneos da pele, mas isto faz com que você se torne mais suscetível a perda de calor.

  • Acostume-se ao frio: Se climatizar é um processo longo e vagaroso, e a exposição prolongada ao frio extremo produz poucos, se algum, resultados importantes. Mesmo assim, ficar durante meses em baixas temperaturas podem aumentar a produção de hormônios que aumentam a produção de calor, geralmente beneficiando mais as mãos e os pés.

  • Fique gordinho: A gordura aumenta o valor isolante da pele, por isto pessoas acima do peso tendem a tolerar o frio melhor. Infelizmente, os músculos isolam bem menos comparado a gordura. Mas isto não significa que você possa ou tenha que engordar 10 quilos, mas é uma desculpa perfeita para adiar aquele regime que você vem planejando fazer até que seu camping de inverno acabe.


  • Acabe com a perda de calor

    Aqui vai um bom conselho: se você estiver com os pés gelados, cubra sua cabeça. Isto porque mais ou menos a metade do calor do nosso corpo escapa através da cabeça.
  •